domingo, 4 de dezembro de 2011

Mini-Exposição de Artigos feitos à mão (artesanato)


De vez em quando, alguém se lembra destas coisas...
Não tenhamos dúvidas que a crise tem muitas culpas no cartório mas...este pessoal já faz disto há muitos anos! (alguns, desde sempre!). Com um grande empurrão de quem não expõe ou simplesmente não faz destas coisas, porque não quer ou porque não pode (porque, na minha óptica, o "não saber", não é para aqui chamado!) e aproveitando o espaço disponível, Aline Coelho, Joana Coelho, Margarida Branquinho e Rita Pereira decidiram mostrar o que sabem fazer...e bem!
Como disse no inicio, há sempre alguém que se destaca e faz as coisas acontecerem...os tais empurrões, sempre necessários que transformam o querer em poder: Gertrudes Domingues e Manuel Branquinho. O seu apoio, trabalho e dedicação foi fundamental para que a ideia se materializasse tornando possível a sua realização física. Julgo que ninguém me vai levar a mal se eu lhes agradecer em nome de todos. Um grande abraço para eles e um muito obrigado, mesmo muito grande. Não me posso esquecer da Sra D. Joaquina (a minha digníssima Sogra)...que teve de ser "convencida" a ceder o espaço para o evento. (creio que esta deverá ter sido uma das coisas mais difíceis para resolver...)
Isto foi elaborado e publicado já na parte final do evento mas, sei de fonte segura que "elas" pretendem prolongar o evento até ao final do mês corrente, aos fins de semana, por isso, aproveitem para dar uma vista de olhos em artesanato puro feito localmente por estas senhoras ao mesmo tempo que podem saborear um cafézinho (sem cafeína) bem quentinho ou uma ginjinha secundados por bolos ou doces caseiros (estas mulheres fazem de tudo!). Para quem não pôde vir ou para aqueles "cuscus" que só vêm depois de saberem exactamente do que se trata, umas fotos já a seguir... (deêm também uma vista de olhos nos blogues: ocantinhodecoisas, coserpoboneco e joanaembanhomaria.).
ACTUALIZAÇÃO: Afinal o evento acabou mesmo! Não haverá seguimento...para já!













sábado, 17 de setembro de 2011

Desabafos...


Onde está o Região de Leiria?
Sou eu quem o tem, mas estou a precisar dele...
Pois...estou a ler o dito!...e a matraquear o portátil ao mesmo tempo!

Parece que os partidos “estão em guerra” por causa do Estádio Municipal. Mas o que é que isso me interessa? Por acaso concordei com a sua construção? Seja como for, porque me hei-de incomodar com guerras que o não são?...Cozinham todos na mesma panela e comem do mesmo tacho! Uma coisa é certa, se tivesse dinheiro para comprar o Estádio, garanto-vos que me proporia como comprador. Ideias não me faltam!...Só uma condição a impor: o relvado teria de desaparecer, bem como as infraestruturas associadas ao futebol.

Mudando de assunto...as comezainas vão ficar mais caras cá por estes lados...o Arroz de Marisco, passou ao patamar superior e é agora uma Maravilha! (já era!). Pois...já era mesmo! A procura vai encarregar-se de fazer subir a factura! E fiquem a saber...comer, não é só comer! Se você é pobre, não coma marisco! Se é doido (ou para lá caminha) coma à vontade (ninguém lhe vai pedir a conta) e de acordo com a sua crença religiosa, coma marisco, mas só nos dias estipulados! Porra!...comer é uma coisa básica! Você não come, morre! Impostos aí com fartura!!!...é mesmo descabido.

Um leitor atento do RL fez questão de “puxar a brasa à sardinha” e refilou com a complicação que é, descer ou subir (a lá pata) a Estrada de S. Tiago em Marrazes (que afinal de contas é...uma rua!). Tem toda a razão, sim senhor. Faço minhas as suas palavras e esclareço:
    • essa dita rua (que o é de facto), é muito comprida e atravessa Marrazes de lés a lés e a parte de cima a que se refere, é tão longa como a descida (que também é subida) e muito ganharia se esse único sentido rodoviário fosse avante!
Realmente...para que é tanta autoroute?...subscrevo...subscrevo...
(Qualquer dia, com tanta estrada, Leiria deixa de o ser para passar a ser...um miradouro! ...onde as pessoas se entretêm ...a ver os carros a passar, tipo...desporto nacional!)...ou será uma miragem?

Parece que a Câmara está em campanha contra as moedas que os Leirienses dão (com muito má vontade?), aos “arrumadores” (leia-se: técnicos de estacionamento – enquanto não aparecem os licenciados). Eu não dou, não pago, não tenho nada que pagar, nunca paguei nem vou pagar! Se querem acabar com isso, estão à espera de quê? Nem ponho em causa se estão a gerir o assunto bem ou mal, simplesmente...não estão a fazer nada! Mas porque raio tem o cidadão de ser posto na frente do touro? Mas esta malta é eleita para quê? Vá lá...façam alguma coisinha!...é só querer!
E como é quando pedem a “esmolinha” em locais que já são a pagar?...Isto não é dupla tributação? Então...deve ser ilegal! Lá tenho que falar com meu advogado...

Bem...valha-nos Nª Sra dos Milagres! (é melhor levarem isto a peito e rumarem até aquelas paragens. Milagres está em alta e a Festa promete!)...só espero é que a industria local esteja de férias...

PS.:
Não sei se repararam...isto não está escrito de acordo com...O Acordo!...o tal, cujo nome não nomeio, pois receio represálias, não vá o diabo tecê-las! O dito seja cego, surdo e mudo (até dava jeito) se percebo alguma coisa deste acordo. Possivelmente não é um acordo, é um acordeão ou então...é um acordosito!

terça-feira, 21 de junho de 2011

A tradição já não é o que era...



















No passado dia 18 relembrámos velhas tradições naquilo que foi ou pretendia ser, uma reedição da Feira dos 18.
Independentemente de tudo o que possa ser dito, isto foi algo que tem de ser repetido, nem que seja no modo anual! Sim, mesmo que seja só anualmente, esta Feira tem que voltar, quanto mais não seja porque é mais um ponto de encontro do pessoal cá da terra e não só! O pessoal precisa destas coisas, mesmo que saibamos que nada volta a ser como era. A crise está aí e esta pode muito bem ser uma das maneiras de lhe dar a volta! A oferta era diversificada mas os expositores eram poucos e...creio que está talvez na hora de reeditar a Feira sem pensar demasiado no que se fazia antigamente...uma Feira à séria é que faz mesmo falta! E quem quiser reviver o passado, pode fazê-lo na mesma, basta ir vestido a rigor (feirantes e fregueses) ou exibir um expositor a condizer.
Tanto quanto me apercebi, o ambiente esteve mais que bom e as pesssoas (os fregueses) apareceram...nem que fosse para tirar fotografias! Creio que havia mais fotógrafos que freguesia...e eu fui um deles! (mas comprei (comprámos, a familia foi toda!) 4 cadeiras de madeira um chapéu de palha e mais umas comezainas!). Ok, vamos lá repetir esta coisa. Podem contar comigo.
Já aí estão umas fotos...

terça-feira, 3 de maio de 2011

Desporto motorizado...sem reservas!

Há já uns anos arredado das lides automobilisticas (por força das "circunstâncias"), não foi sem alguma surpresa que me deparei com o anuncio de uma prova de slalom (perícia automóvel) junto ao estádio, a contar para o Campeonato Nacional da modalidade. Já sem surpresa, verifiquei que os organizadores são os Leirienses do Bairro dos Anjos, já nos habituámos: andam sempre com invenções e são uma força vital que põe com frequência Leiria a mexer!

Com a prova em si, é que fiquei mesmo surpreendido: não sabia que esta modalidade, para além de acessivel (não fiz contas, a não ser "de cabeça" e posso estar enganado, mas julgo que é mais barato que praticar karting sendo esta, inclusive, mais elitista) está "pejada" de verdadeiras máquinas de competição, autênticos protótipos, daqueles que fazem crescer agua na boca e que dão nome e credibilidade à competição automóvel!

Confirmem isso mesmo agora! É só dar uma vista de olhos ao pequeno e simples vídeo (sem qualquer tipo de edição).

Sem a colaboração de S. Pedro mas com uma ajudinha da Feira de Maio (reaberta neste fim de semana) acabou por ser um bom espectáculo, presenciado por umas boas centenas de pessoas.

O pessoal do Bairro dos Anjos está de parabéns e a modalidade também! Só precisam é de mais apoio e mediatismo!


sábado, 2 de abril de 2011

IDENTIDADES - Exposição Fotografia

Graças à carolice de alguns, Marrazes lá vai conseguindo algum protagonismo no meio Cultural e Artístico da região.

Bom, como a Comunicação Social parece afastada destas lides, o protagonismo fica-se pela prateleira, mas o seu mentor, patrono ou simplesmente "carola" não se livra do epíteto, principalmente quando o local escolhido para estas coisas é...a USF Santiago em Marrazes!

Esta USF (Unidade de Saúde Familiar) é orientada pelo "nosso" patrono das Artes o Dr. Manuel Carvalho, sempre pronto a apoiar estas manifestações, cedendo para isso, algum do (pouco) espaço disponivel na USF para esse efeito.

Não sendo o local mais indicado para este tipo de manifestações (também não sei bem qual será ou onde será esse local mas, para mim, está muito bem e vão ficar já a saber porquê!) tem no entanto um grande mérito: se o Cidadão não se interessa (porque sim ou, porque não pode) então, leva-se a Cultura ao Cidadão! Assim, sem grandes campanhas ou falatórios e de uma forma muito singular, a Arte e a Cultura, são apresentadas ao Cidadão comum quase sem que ele disso se aperceba e, como eu costumo dizer, estas manifestações culturais, fazem bem à saúde!
(Mais uma razão para nos deslocarmos à USF Santiago: se estivermos doentes, nem vamos precisar de consulta!)

Isto a propósito de mais uma exposição de fotografia que teve inicio no passado dia 31 de Março e que se prolongará até ao final do corrente mês.
Os autores de "Identidades" são Rute Violante e Tiago Bartolomeu e tem o apoio da "fotograf'arte"


Acordo Ortográfico, sim ou não? (Esclarecimento)

Não devemos nunca concordar ou discordar de alguma coisa, sem primeiro esclarecermos o nosso entendimento nessa matéria. (No mail que está a ser divulgado por exemplo, afirma-se que os PALOP não estão a par de nada relacionado com o Acordo, o que não deixa de ser estranho, pois todos eles o assinaram! Provavelmente, aconteceu-lhes o mesmo que a nós...ou pior!)

Gostaria pois de esclarecer, que não estou em total desacordo com "o Acordo". O problema é que, a minha discórdia é suficiente para que eu diga um não redondo!

Embora compreenda o porquê deste Acordo (uma das razões parece relacionar-se com o facto de o Português ser uma das línguas mais faladas no mundo, e Portugal (a classe politica) querer manter esse estatuto e (a outra razão) o Brasil poderia abandonar o Português como Língua Oficial, reencaminhando-a para o cano do esgoto!) quase me basta o seu fundamento ser politico para o rejeitar. O "quase" relaciona-se com o facto de as alterações em si, não reflectirem nenhuma necessidade urgente da Língua Portuguesa que justifique as mesmas de uma forma tão profunda, imediata e deselegante.

Este Acordo traz uma novidade: que eu saiba, é a primeira vez na História, que a Língua Mãe de um país se sujeita às exigências de um dialecto existente noutro, (sim, sim...o "Brasileiro" não é uma Língua, não esqueçam isso!) sendo que estas transportam uma imposição e sujeição politicas. Mas, o que mais me dana, é quererem obrigar-nos a aceitar uma coisa que desconhecemos, onde não fomos "vistos nem achados" relegando-nos para 3º ou 4º plano, sem voto na matéria! e isto, depois de terem efectuado um inquérito (ou foram mais?) onde a maioria renunciou a tal acordo, uma outra maioria possivelmente maior, não sabe ou não quer saber, e uma minoria disse "sim" ao acordo e mesmo assim, lá foram cantando e rindo com um acordosito todo pomposo para manter a Língua Portuguesa nos píncaros da grafia mundial dos bem falantes oradores da NATO, da OCDE, da UNICEF e sei lá quantas mais organizações onde o Português é aceite e reconhecido! Mas afinal, qual é o problema em o nosso Português só ser falado em Portugal? Então, e aquela do "orgulhosamente sós", foi posta de lado? E para quê tudo isto quando, se me deslocar à Alemanha por exemplo, se eu não souber no minimo falar inglês, mandam-me "à fava"?

Bom, não se esqueçam: se a partir de agora escreverem em Português "antigo", levam tau tau!

Eu levei, por causa dessas malvadas consoantes mudas, que agora foram parar à prateleira! Ou por causa do "o que não se lê, não se pronuncia"!

domingo, 27 de março de 2011

Acordo Ortográfico, sim ou não? (Eu sou do não!)

O Acordo Ortográfico existe e parece que ainda vai ficar pior!
Jamais ecreverei de acordo com...o Acordo! (só se for obrigado!)
Parece que existe ainda uma forma de travar isto. Informem-se:

Vão a www.portuguespt.com ou ao site oficial
Também podem ler aqui o e-mail que está a ser distribuido.

...e tirem as vossa conclusões! Se concordarem, façam o que tem de ser feito!
Não se deixem ficar apenas porque dá trabalho (é necessário, imprimir o documento, assiná-lo, meter num envelope e enviar).

Pelo menos por uma vez, dêem que fazer ao Número de Eleitor! Aqui, ele vai fazer a diferença!
Este acordo foi concebido nas nossas costas, contra a nossa vontade!

Viva a Língua de Camões!

domingo, 20 de março de 2011

Trabalho, emprego...afinal, são ou não a mesma coisa?

Hoje, 20 de Março (12:00 hr), acabei de enviar mais um e-mail para me candidatar (mais uma vez!) a um emprego que por acaso está na minha área de competência.
Neste caso concreto, já é a segunda vez que me candidato. Será que é desta?

As coisas não estão nada bem mas...também não percebo as empresas! A experiência já não conta? Porque não respondem aos candidatos?
É de lamentar que, ao fim de três anos, e depois de enviar dezenas de e-mails a muitas empresas, só uma pequeníssima parte (não chega sequer a 1%) se digne responder. Isto sem esquecer as apresentações presenciais, onde verifiquei que a maioria das empresas, não está para nos aturar, limitando-se a assinar o PAE (procura activa de emprego)... (se estiverem para lá virados!) e por aí se ficam...
Durante estes três anos, só uma (uma!) empresa manifestou interesse em entrevistar-me e posteriormente, enviou-me uma carta onde davam contam que não era possível proporem-me a qualquer cargo porque de momento não existiam vagas disponíveis.

É um panorama verdadeiramente desolador!

Bem, vou ficar a aguardar...mais uma vez!

(Ainda não consegui perceber se trabalho e emprego são a mesma coisa, ou não passam de uma figura de estilo criada pelos generalistas sempre sedentos de uma boa gargalhada!
Alguém tem uma resposta?)

domingo, 16 de janeiro de 2011

Começar bem o novo Ano.



Como tenho estado um pouco parado, decidi começar o ano de outra forma. Bem...não foi própriamente uma decisão! Tem possivelmente uma ligação com o meu estado de espírito!
Dei por mim a fazer esta bonecada, vejam se gostam.