Entre outras coisas, pretendia "matar" saudades de um meio de transporte que considero fundamental na nossa sociedade. Como infelizmente trago demasiadas coisas a "rebolar" dentro da minha cabeça, não me lembrei de levar algo também fundamental para documentar estas "novelas": a minha máquina fotográfica. Fotografias, népia! Nem sei bem se esta palavra existe. O Dicionário da aplicação "berrou", portanto, não deve existir. Não faz mal, o calão aceita-se e é frequentemente usado em todo o lado mesmo onde menos esperamos e, com o novo acordo ortográfico, passou a estar oficializado!
Pois bem, a pequena viagem fez-se sem percalços (Marrazes/Leiria), mas...não tenhamos dúvidas...Transportes Públicos, só existem de verdade, em Lisboa e Porto...o resto é mesmo paisagem!
A viagem em si é sempre interessante, coisa que aliás, sempre gostei nos TP's: deixa-nos livres para apreciar e avaliar o percurso, os problemas começam na escolha que temos que fazer antes de iniciar a viagem:
- a que horas temos autocarro?
- qual a linha que determinado autocarro percorre?
- ainda vamos a tempo de apanhar?
Temos portanto, muito em que pensar! E se já não vamos a tempo...temos que esperar! (bastante!). Por assim dizer...há que planear antes de utilizar! ...ou corremos o risco de não fazer viagem alguma!
Ao entramos no autocarro ...notamos que este já não é propriamente uma criança...mas para minha surpresa, já tem mudanças automáticas! (já é alguma coisa...pois isto contribui para uma melhor experiência de viagem...é mais cómodo! Livra-nos dos atropelos de condutores descuidados ou menos profissionais). Por falar em condutores... também estamos mal! Não preciso de andar de autocarro para saber isto (infelizmente). Já não é a primeira vez que dou de caras com condução "desportiva" e maus modos de alguns condutores(as)! A condução é, na maioria dos casos, má quanto baste! Uma coisa que não consigo perceber.
Bem...gostei (ou não tive outra alternativa!), gosto sempre. Está na hora de começarmos a migrar e deixar o automóvel em casa. (assim obrigamos a edilidade a tomar decisões relacionadas que incrementem uma melhoria no material e na rede).
Vá lá! Façam qualquer coisinha pelos TP´s (e já agora ...pelo Ambiente!).
