sábado, 28 de agosto de 2010

Transportes Públicos ...de cá.

Hoje fiz algo que não fazia há já vários (muitos!) anos: fui visitar a Cidade e usei os TP's cá do burgo para me deslocar.
Entre outras coisas, pretendia "matar" saudades de um meio de transporte que considero fundamental na nossa sociedade. Como infelizmente trago demasiadas coisas a "rebolar" dentro da minha cabeça, não me lembrei de levar algo também fundamental para documentar estas "novelas": a minha máquina fotográfica. Fotografias, népia! Nem sei bem se esta palavra existe. O Dicionário da aplicação "berrou", portanto, não deve existir. Não faz mal, o calão aceita-se e é frequentemente usado em todo o lado mesmo onde menos esperamos e, com o novo acordo ortográfico, passou a estar oficializado!
Pois bem, a pequena viagem fez-se sem percalços (Marrazes/Leiria), mas...não tenhamos dúvidas...Transportes Públicos, só existem de verdade, em Lisboa e Porto...o resto é mesmo paisagem!
A viagem em si é sempre interessante, coisa que aliás, sempre gostei nos TP's: deixa-nos livres para apreciar e avaliar o percurso, os problemas começam na escolha que temos que fazer antes de iniciar a viagem:
- a que horas temos autocarro?
- qual a linha que determinado autocarro percorre?
- ainda vamos a tempo de apanhar?

Temos portanto, muito em que pensar! E se já não vamos a tempo...temos que esperar! (bastante!). Por assim dizer...há que planear antes de utilizar! ...ou corremos o risco de não fazer viagem alguma!

Ao entramos no autocarro ...notamos que este já não é propriamente uma criança...mas para minha surpresa, já tem mudanças automáticas! (já é alguma coisa...pois isto contribui para uma melhor experiência de viagem...é mais cómodo! Livra-nos dos atropelos de condutores descuidados ou menos profissionais). Por falar em condutores... também estamos mal! Não preciso de andar de autocarro para saber isto (infelizmente). Já não é a primeira vez que dou de caras com condução "desportiva" e maus modos de alguns condutores(as)! A condução é, na maioria dos casos, má quanto baste! Uma coisa que não consigo perceber.

Bem...gostei (ou não tive outra alternativa!), gosto sempre. Está na hora de começarmos a migrar e deixar o automóvel em casa. (assim obrigamos a edilidade a tomar decisões relacionadas que incrementem uma melhoria no material e na rede).
Vá lá! Façam qualquer coisinha pelos TP´s (e já agora ...pelo Ambiente!).

sexta-feira, 19 de março de 2010

Marrazes o trânsito... o estacionamento...


Acabei de chegar a casa. Antes disso, quando vinha a chegar (ainda na Estrada de S. Tiago), reparei que estavam algumas pessoas na paragem do autocarro (junto da fonte). (Isto é perfeitamente normal...ou não seja uma paragem das urbanas de Leiria)
Debruçavam-se ligeiramente para ver se o autocarro estava a chegar, algumas falavam entre si sobre qualquer assunto (provavelmente sobre o tempo ou então, resmungavam (como eu fiz!) pelo facto de estar um carro no local onde o autocarro devia parar...)
Parei o meu (também conduzo, pois!) e fui a casa buscar a minha alta maquineta para tirar um boneco, (moro ali perto) e assim poder manifestar o meu desacordo, mas com provas!
Pois é! Julgo que ali não se pode estacionar, não concordam? É que, ainda por cima, se alguém quiser sair do largo da fonte, tem que ter muito cuidado...pois a visibilidade é quase nula quando o pessoal estaciona em tal sítio!
Como se já não bastasse o facto de a maioria dos senhores automobilistas pouco ou nada ligarem a uma passadeira que está ali ao lado!
Por favor, se querem beber um cafézinho ou uma cervejola, estacionem onde podem fazê-lo sem estorvar o trânsito (ou as pessoas, utentes dos transportes públicos!). Há por ali mais sítios onde deixar a carripana...

Um abraço a quem nos visita. Não deixem de cá vir, ok?